A PRINCESA E O EMIR
DE MARIA CRISTINA SOUSA
AMOR E PAIXÃO NO GHARB AL ANDALUZ
Este romance é uma fantasia histórica inspirada no poema de Almeida Garrett, Dona Branca, que introduziu o Romantismo em Portugal.
Excerto da obra:
«A infanta acordou a tremer. Tinha tido alguma febre durante a noite. O jovem muçulmano tinha feito uso dos seus conhecimentos de medicina e usado umas ervas que trazia consigo, esmagando-as na água que trazia dentro de uma cabaça, dando-a depois de beber à jovem. Tinha passado a noite a velá-la. Branca não conseguiu abrir os olhos, a cabeça pesava-lhe ... Ler mais
UMA COLEÇÃO DE CAPA E ESPADA!
A coleção «As Crónicas dos Mosqueteiros» é uma homenagem aos romances de capa e espada, com princicpal destaque para «Os Três Mosqueteiros», de Alexandre Dumas, publicado pela primeira vez em formato de folhetim, no ano de 1844, no jornal Le Siècle.
A narrativa de obra literária «Os Três Mosqueteiros» passa-se em 1625. Relata as aventuras do jovem espadachim e intrépido d’Artagnan que, aos dezoito anos, deixa a sua terra natal na Gasconha, e parte para Paris, com o sonho de se alistar no corpo de elite dos guardas do rei, os mosqueteiros.
Chegado à ... Ler mais
Maria Cristina Sousa nasceu no Porto. Frequentou a Faculdade de Letras do Porto, onde se licenciou em Filologia Germânica. Atualmente leciona numa escola da cidade do Porto. A sua paixão por História, nomeadamente por História de Portugal, fez com que se dedicasse a profundos estudos sobre vários temas históricos. Rosas para Isabel é o seu terceiro romance publicado.
A Intelectual esteve à conversa com a escritora e ficou a saber um pouco mais sobre o seu processo de escrita, as suas inspirações, temas e personagens desenvolvidos no seu mais recente romance — Rosas para Isabel.
De onde nasceu ... Ler mais
A Herdeira do Titanic é um romance histórico que, paralelamente às repercussões do naufrágio do «inafundável» Titanic, conta a história de uma família, os Belanger.
Comecei a desenvolver os primeiros rascunhos de A Herdeira do Titanic há cerca de cinco anos. Na altura tinha acabado de escrever o romance de aventuras juvenis Os filhos do deserto e decidi mudar de direção no projeto seguinte.
A intenção não era replicar a estrutura narrativa de James Cameron nem escrever uma história passada durante a fatídica viagem do Titanic, mas sim criar um enredo que ilustrasse o que aconteceu depois do naufrágio. O ... Ler mais
A Intelectual Editora dá a todos os leitores as boas vindas ao seu espaço digital.
Este projeto nasceu de duas mentes intelectualmente insaciáveis (daí o nome), ambas com uma imensa paixão pela literatura que, depois de trabalharem em conjunto e ultrapassarem alguns desafios, conseguiram oficialmente dar início a esta jornada.
O nosso propósito social é o de contribuir para fomentar e ampliar a cultura literária, incentivar e estimular tanto a leitura como a escrita na comunidade, através de uma mediação acessível e responsiva a todos que tenham a vontade de partilhar connosco os seus “silêncios” escritos.
Inaugurámos com dois originais ... Ler mais