Criaturas Noturnas: Crónicas Portuguesas de Vampiros

Escrito em 14 de Outubro de 2024

Criaturas Noturnas: Crónicas Portuguesas de Vampiros

"Criaturas Noturnas: Crónicas Portuguesas de Vampiros" é um projeto literário, publicado pela Intelectual Editora, que nasceu com o objetivo de expandir o género fantástico, de terror e gótico, em Portugal, trazendo uma nova luz (ou sombras!) à literatura nacional. Esta obra não se foca apenas numa só voz, mas sim em várias, cada autor com a sua própria visão, com as suas histórias únicas e envolventes. Esta multiplicidade de perspetivas torna a experiência rica e diversa, uma verdadeira celebração do terror, da fantasia, do amor, e do romance gótico.

As ilustrações que acompanham cada crónica são o testemunho vivo de como podemos unir várias artes num único projeto. Estas imagens não só complementam as histórias, como também dão vida ao universo sombrio em que habitam, fundindo a literatura com a ilustração, num convite irresistível para mergulharmos ainda mais nestes mundos fantásticos.

Desde cedo que tive o sonho de fazer uma homenagem ao icónico “Drácula” de Bram Stoker, e muito ciente de que o filme de Francis Ford Coppola me arrebatou quando o vi pela primeira vez, com apenas 10 anos de idade. Só depois li o livro e as inúmeras obras que exploraram o culto dos vampiros ao longo do tempo. Mas não se trata apenas de Drácula... nesta antologia as personagens femininas são muito mais do que simples donzelas indefesas ou vítimas à espera de uma mordidela no pescoço. Elas são a veia pulsante destas crónicas, protagonistas de força, astúcia e mistério. A Intelectual Editora acredita que esta é uma forma de continuar essa rica tradição, mas com ainda mais uma reviravolta especial — todas as crónicas têm como pano de fundo Portugal.  As nossas cidades, a nossa História e seus protagonistas, as nossas lendas, os nossos mistérios, tornando-se o palco perfeito para o surgimento dessas criaturas noturnas…

"Criaturas Noturnas: Crónicas Portuguesas de Vampiros" não é apenas uma antologia, mas um tributo ao Portugal oitocentista, à história do terror e à força do género fantástico. É um livro que mistura tradição e inovação, e que convida o leitor a explorar crónicas sombrias e fascinantes.

Votos de boas leituras!

Francisco Sousa Faria da Silva, editor